Problemas com pragas? A Kazumi resolve! Chegamos em até 20 minutos em toda as regiões da Grande São Paulo, sem taxa de visita e com desconto de 10% no serviço!
Última atualização em: 08/03/2024
As formigas são insetos sociais que vivem em colônias. Pertencentes à ordem Hymenoptera, todas as espécies estão agrupadas em uma única família: a Formicidade. Além disso, esses insetos são divididos em castas distintas, com diferentes funções.
Enquanto as operárias são responsáveis pela manutenção do formigueiro (limpeza e alimentação dos integrantes) e pela proteção do grupo em situações de perigo, a(s) rainha(s) e os machos são responsáveis pela reprodução de novos indivíduos.
Distribuídas por todos os continentes, estima-se a existência de cerca de 18.000 espécies de formigas. Sendo assim, é impossível negar que são insetos peculiares, repletos de curiosidades que despertam interesse entre a população geral e estudiosos.
Sabe aquele ditado: tamanho não é documento? É possível aplicá-lo às formigas. Afinal, embora algumas espécies apresentem tamanho considerável, as mais comuns são pequenas. No entanto, são insetos extremamente organizados e entrosados.
E é justamente por essas características que é importante conhecer algumas curiosidades sobre formigas que podem ajudar na hora de combater uma possível infestação. Confira.
As formigas apresentam um exoesqueleto, um tipo de “armadura” à base de quitina que protege seus órgãos internos de possíveis ameaças. Além disso, são insetos pequenos, mas fortes, e têm uma força relativa de 20 vezes o próprio peso.
Enquanto algumas espécies mordem e causam apenas uma sensação de coceira e vermelhidão na região, outras espécies de formigas têm uma mordida forte e potente, tão potente que podem causar inchaço e dores intensas.
As baratas são vistas como insetos sujos e prejudiciais à saúde. Mas, quando se fala em transmissão de doenças, você sabia que as formigas são mais perigosas? Isso porque costumam carregar micro-organismos nocivos, como fungos e bactérias.
As formigas têm a audição e a visão limitadas e se comunicam sem som, com base na liberação de feromônios: para cada situação que encontram pelo caminho, como presença de alimento ou perigo, um tipo de substância diferente é liberado para avisar as demais.
Alguns formigueiros, construídos pelas formigas operárias através da escavação do solo, são considerados verdadeiras construções arquitetônicas, com tamanhos e formatos impressionantes para abrigar a colônia em segurança.
Soluções caseiras e aplicação de inseticidas comuns não são páreo para eliminar a presença dessas pragas urbanas. O ideal é contratar uma empresa de controle de pragas para fazer a aplicação de substâncias efetivas para exterminá-las de uma vez por todas.
Neste cenário, uma equipe qualificada, com equipamentos de última geração, ficará responsável por identificar pontos vulneráveis e adotar as medidas adequadas.
A equipe da Kazumi está preparada para solucionar os seus problemas com infestações de formigas. Nossa equipe atua no controle de pragas urbanas e na desinsetização de formigas, baratas, moscas e mosquitos, entre outras espécies.
Proteja a sua família e o seu patrimônio. Entre em contato e solicite um orçamento.
Olá!
Gostaria de receber uma ligação?