Siga-nos:
               Central de atendimento 24h: 11 9586-90578 11 4750-1346
Blog » Saiba o que fazer em caso de fossa entupida em casa

Saiba o que fazer em caso de fossa entupida em casa

Você certamente já sabe que esgoto doméstico é todo o lixo produzido com a utilização de água. Ou seja, é todo dejeto proveniente do vaso sanitário, da pia da cozinha, da água que escorre pelos ralos do chuveiro e demais pias e ralos espalhados pela residência. 

E como todos esses dejetos carregam uma grande quantidade de organismos nocivos à saúde, tais como vermes, vírus, protozoários e bactérias, é fundamental que o esgoto seja tratado previamente para não contaminar os mares, rios e solos.

Neste sentido, a fossa séptica é uma unidade de tratamento primário do esgoto doméstico, na qual é feita a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. Mas, o que fazer em caso de fossa entupida? Entenda agora. 

Como saber se a fossa está entupida?

A fossa séptica é semelhante a um tanque de concreto que armazena e decanta os dejetos sólidos, os líquidos e os coliformes fecais e outros micro-organismos nocivos provenientes da água utilizada em residências rurais ou sem acesso às redes de esgoto urbanas. 

O acúmulo de matérias orgânicas pode deixar a fossa entupida. Por esse motivo, é essencial fazer a limpeza e o esvaziamento periódico da fossa. De modo geral, é possível identificar a obstrução da fossa com base em alguns sinais de alerta:

  • mau cheiro pela casa ou ao redor da fossa;
  • alagamentos e vertentes de água próximos à fossa;
  • demora no escoamento da água nos ralos, pias, lavatórios e privadas.

A falta de limpeza e manutenção pode causar o entupimento das fossas. Mas, além disso, o descarte inadequado de papel higiênico, embalagens plásticas e outros resíduos sólidos nos ralos, pias e vasos sanitários também pode obstruir a fossa séptica. 

Como desentupir fossa entupida em casa?

desentupidora

O ideal em caso de fossa entupida em casa é contratar uma empresa especializada, que faça uso das técnicas e equipamentos adequados para garantir um serviço de qualidade e evitar contaminações, uma vez que esse tipo de dejeto é prejudicial à saúde.

Em resumo, o desentupimento de fossa não é tão simples como fazer a desobstrução de uma pia ou ralo, por exemplo. Ao contrário, trata-se de um processo delicado, que pode ser feito através de uma sonda desentupidora ou jato de alta pressão.

Após a limpeza, os resíduos devem ser separados e destinados corretamente. É importante ressaltar que os resíduos não devem ser removidos totalmente. Sim, é recomendado deixar uma pequena porcentagem de dejetos para garantir o funcionamento da fossa. 

Fossa entupida? Fale com a Kazumi

A desobstrução caseira é uma prática comum. No entanto, nem sempre dá certo e, muitas vezes, pode agravar ainda mais o problema. Dessa forma, ter o auxílio de profissionais especializados é mais seguro quando se fala em obstrução de sistemas de esgoto.

E a equipe da Kazumi tem a solução certa para os seus problemas, garantindo um serviço eficiente, duradouro e de alta qualidade. Não perca mais tempo, entre em contato e solicite um orçamento.

Leia mais

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
11 4750-1346