Siga-nos:
               Central de atendimento 24h: 11 9586-90578 11 4750-1346
Blog » Tipos de ratos que causam infestações

Tipos de ratos que causam infestações

Os ratos são ágeis e espertos. Mas a verdade é que esses animais são repulsivos, sinônimo de sujeira e doenças. Neste sentido, são considerados pragas urbanas porque se proliferam rapidamente, transmitem doenças e causam danos materiais e financeiros. 

E para evitar ou exterminar a presença de roedores, o primeiro passo consiste em identificar os tipos de ratos que causam infestações. Afinal, quais espécies são as mais comuns? Quais são os sinais de alerta para uma possível infestação de ratos?

Se você está enfrentando problemas com roedores, acompanhe nossas dicas, conheça melhor as espécies mais comuns e saiba quais características as diferenciam.

Como identificar uma infestação de ratos?

Antes de qualquer coisa, é importante entender quais são os sinais de alerta que podem comprovar a presença de um único roedor, ou então, de uma infestação de ratos. De modo geral, os principais indicativos da presença de um ou mais ratos são:

  • pegadas de sujeira/gordura nas superfícies planas;
  • manchas/rastros de gordura, sujeira e excrementos;
  • mau cheiro de urina ou pela presença de ratos mortos;
  • ruídos nos forros do telhado ou outros locais de abrigo;
  • roeduras em alimentos, fios, tecidos, madeira, concreto, plástico.

Agora que você já sabe identificar a presença de roedores no ambiente, comercial ou residencial, lembre-se que também é importante entender que existem algumas espécies mais recorrentes e que costumam ser identificadas com mais frequência. 

Vale lembrar que, ao menor sinal da presença de roedores, é fundamental adotar algumas medidas de segurança. Afinal, além de prejuízos materiais e financeiros, os ratos são transmissores de doenças, como a leptospirose.

Conheça os principais tipos de ratos que causam infestações

dedetização

Ao redor do mundo, existem milhares de espécies de roedores. No entanto, é possível dizer que três delas são as mais conhecidas. Acompanhe a seguir os principais tipos de ratos que causam infestações e saiba como preveni-los e exterminá-los de uma vez por todas. 

Camundongo (Mus musculus)

Os camundongos possuem hábitos noturnos e olfato aguçado. Dentre os três tipos que mais causam infestações, são fáceis de reconhecer pelo tamanho pequeno, formato cilíndrico, orelhas grandes e redondas, cauda nua e longa.

Rato-de-telhado (Rattus rattus)

Os ratos-de-telhado geralmente são encontrados no alto de prédios e telhados. São excelentes escaladores, mas possuem visão noturna limitada. As orelhas são grandes, assim como as caudas são longas, muitas vezes maiores do que o comprimento do corpo.

Ratazana (Rattus novergicus)

Por fim temos as famosas ratazanas, ou ratos de esgoto. Trata-se da espécie de roedores mais comum no Brasil: são ágeis, possuem o maior corpo entre as demais espécies, excelente audição e ótimas habilidades de nado e escavação.

Para evitar o surgimento de roedores, é importante garantir que eles não tenham acesso a água, alimentos e abrigo. Da mesma forma, para exterminá-los é necessário investir na identificação do ninho e na aplicação de iscas e armadilhas. 

Livre-se dos ratos com a Kazumi

A Kazumi é especializada em controle de pragas urbanas. Nossa equipe possui qualificação técnica e equipamentos propícios para atuar no combate aos ratos que causam infestações em estabelecimentos comerciais e residenciais. Entre em contato e tire suas dúvidas.

Leia mais

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
11 4750-1346