Siga-nos:
               Central de atendimento 24h: 11 9586-90578 11 4750-1346
Blog » Pragas mais comuns no frio e como se prevenir

Pragas mais comuns no frio e como se prevenir

Muitas vezes pensamos no aparecimento de pragas urbanas apenas nos períodos de calor, entre a primavera e o verão. Em contrapartida, insetos e animais peçonhentos podem aparecer e se tornar vetores de doenças o ano todo, independente da estação. Sabendo disso, a dedetização de pragas deve ser feita regularmente, com prazos mais curtos.

Na verdade, a crença de que a dedetização de pragas deve ser realizada apenas no calor vem do fato biológico de que este é um período em que os animais tendem a se reproduzir com maior frequência. Com pragas urbanas e insetos não seria diferente. Eles se reproduzem com maior frequência no calor, assim como saem mais à procura de alimento, que são os momentos onde os vimos nas cozinhas, armários, etc.

A dedetização de baratas, por exemplo, é um reflexo de que o tempo influencia muito pouco na quantidade de pragas mais comuns no frio. Isso porque em países da Europa, continente marcado por frios rigorosos, a aspiração de baratas e escorpiões é tão frequente quanto em continentes tropicais e mais quentes, como é o caso da América do Sul.

Quais as pragas comuns no inverno?

Sabendo dos desafios para entender a importância da dedetização de pragas no inverno e das muitas dúvidas das pessoas acerca do assunto, trouxemos neste artigo algumas das pragas mais comuns no frio. Além disso, explicamos mais sobre como se prevenir e evitar o aparecimento de escorpiões, ratos, baratas, percevejos e outros. Confira!

Aranhas

Aranhas são aracnídeos capazes de se reproduzir em qualquer época do ano. Sua aparição é muito comum em centros urbanos e, por isso, é sempre alvo de dedetização de aranhas. Elas são peçonhentas e algumas espécies são capazes de aplicar substâncias extremamente nocivas à saúde humana.

Ratos

Os ratos são animais de pequeno porte e são asquerosos e peçonhentos por estarem ligados ao esgoto, sujeira e resíduos de alimentos. Esses roedores estão sempre à procura de comida, sobretudo no inverno, quando seus recursos estão mais escassos. Por isso, é importante fazer a desratização no inverno, evitando que a cozinha da sua casa seja a próxima fonte de alimentação de um roedor indesejado.

Confira aqui quais são as pragas mais comuns no frio e como se prevenir

Baratas

As baratas se reproduzem muito rápido e em maiores quantidades. Uma barata fêmea pode chegar a colocar entre 30 e 50 ovos de uma vez. A dedetização de baratas no inverno também pode – e deve – ser encarada como prioridade, pois uma reprodução de baratas bem-sucedida no inverno representa ainda mais riscos e mais baratas em um próximo verão.

Formigas

Confira aqui quais são as pragas mais comuns no frio e como se prevenir

Elas são pequenas e estão em todos os lugares o ano todo. As formigas são minúsculas e, ainda assim, podem ser nocivas e repugnantes. O controle de formigas por meio da dedetização também pode ser realizado no inverno, uma vez que a reprodução da formiga também independe da temperatura.

Escorpiões

Uma das pragas mais comuns no inverno é justamente uma das mais temidas: o escorpião. Esse animal peçonhento apresenta muitos riscos à saúde humana graças ao poder de envenenamento presente na ponta de suas caudas, as quais podem picar seres humanos e levar à morte.

Na natureza são registradas mais de 1500 espécies de escorpião. Portanto, cada uma possui uma característica distinta e hábitos diferentes, dentre os quais podemos citar a reprodução. Algumas preferem o frio e outras o calor. Para as espécies que preferem o frio, a dedetização de escorpiões no inverno é um terror, o que, para nós seres humanos, é um alívio.

Como se prevenir das pragas no inverno?

Existe uma série de fatores que contribuem para o desaparecimento de insetos, animais peçonhentos e pragas urbanas. Algumas dicas são de conhecimento geral, enquanto outras são ações especialistas e que devem ser realizadas apenas por quem entende do assunto. As dicas de prevenção às pragas no inverno citadas abaixo são aquelas que podem ser tomadas por qualquer pessoa, mesmo que com cuidados específicos.

Verifique a higiene e limpeza dos móveis da casa

Se certificar da devida limpeza e higienização não apenas dos móveis, mas também dos cômodos, é um bom início para se livrar das pragas no inverno. A dedetização de baratas, escorpiões e outros se dá, também, pela limpeza completa de guarda-roupas, sofás, pisos, estantes, etc. Portanto, você mesmo pode começar o processo em casa e de forma simples.

Confira as infiltrações

Atente-se para a presença de umidade nas paredes e solo, ela pode ser indício de que pragas urbanas estão passando pelos ralos, pias ou frestas. Uma vez que animais peçonhentos, como ratos e baratas, vivem nos esgotos, qualquer oportunidade que eles têm de subir à superfície em busca de alimento e água eles aproveitam.

Não forneça alimento

Evite apresentar um ambiente confortável para animais e insetos que você não quer ver dentro de casa. Nesse sentido, evite deixar alimentos destampados ou abertos nos armários. Alguns insetos, como a formiga e a barata, são pequenos o suficiente para passar por pequenos buracos em embalagens e vasilhas. Fique de olho para não ajudá-los!

Não acumule entulhos

Os escorpiões, em específico, adoram ambientes escuros e secos: o cenário ideal de entulhos. Sabendo disso, confira sempre as pilhas de entulho com cuidado, sempre equipado com luvas ou roupas que cobrem a pele e evitam qualquer ataque de animais peçonhentos. A dedetização de escorpião também almeja os entulhos e recomenda os clientes a desfazê-los o quanto antes para evitar o aparecimento de pragas urbanas no inverno.

Prevenção de pragas no inverno é com a Kazumi

Se você quer se livrar de uma vez por todas das pragas urbanas e insetos indesejados no inverno, conte com uma dedetizadora referência no assunto. A Kazumi atua no mercado há mais de 30 anos, sempre levando segurança e bem-estar para as famílias. Garantimos um serviço duradouro e realizado por profissionais qualificados. Entre em contato e faça já o seu orçamento.

Leia mais

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
11 4750-1346