Siga-nos:
               Central de atendimento 24h: 11 9586-90578 11 4750-1346
Blog » Dedetização em Empresa e Comercio: Como funciona?

Dedetização em Empresa e Comercio: Como funciona?

As pragas urbanas, como ratos e baratas, são vetores de doenças e podem trazer sérios riscos para a saúde da população. Por esse motivo, o controle de pragas em empresas é uma atividade fundamental para alguns setores.

Mas, o que é e como funciona o controle de pragas? Se você é empresário e quer saber por que o controle de pragas é importante, acompanhe a seguir as principais informações sobre o tema e quais benefícios esse serviço pode oferecer ao seu negócio.

O que é controle de pragas em empresas?

Antes de mais nada, é importante esclarecer o que são as pragas urbanas. Em geral, é possível dizer que as pragas urbanas são insetos e animais que aparecem em ralos de banheiro e cozinha, que ficam escondidos em cantos escuros ou são atraídos pelo lixo.

São exemplos de pragas urbanas os ratos, as baratas, os escorpiões, os mosquitos e as formigas, entre outros. O grande problema é que eles são vetores, ou seja, podem transmitir doenças infecciosas para humanos. Sendo assim, devem ser combatidos.

Desse modo, o controle de pragas em empresas visa eliminar a presença desses insetos e animais, seja de forma preventiva ou corretiva. Muitas vezes, o controle de pragas é uma exigência legal para a concessão e a manutenção do Alvará de Funcionamento.

É o caso, por exemplo, das empresas e indústrias do setor alimentício, estabelecimentos de saúde, bares e restaurantes e outros.

Quais as vantagens do controle de pragas para as empresas?

Além de ser uma exigência legal para muitos estabelecimentos comerciais, o manejo de animais e insetos é importante porque:

  • Evita a proliferação de doenças no ambiente;
  • Previne prejuízos ao patrimônio da empresa;
  • Contribui para a limpeza e higiene do local.

Por esse motivo, além de cuidados básicos de higiene, como evitar o acúmulo de lixo e fazer a manutenção e a limpeza periódicas do espaço, a contratação de uma empresa especializada no controle de pragas em empresas é fundamental.

Como funciona o controle de pragas em empresas

O controle de pragas em empresas alia medidas físicas, químicas e biológicas para evitar que as pragas tenham acesso, abrigo, água e alimento. Dessa forma, é possível evitar a permanência e a proliferação de animais e insetos indesejados.

Medidas físicas

As medidas físicas e mecânicas englobam a utilização de armadilhas adesivas, armadilhas convencionais e aspiração.

Medidas químicas

As medidas químicas consistem na aplicação de iscas à base de inseticidas, assim como a aplicação direta dos inseticidas.

Medidas biológicas

As medidas biológicas para controle de pragas em empresas envolvem a aplicação de bactérias, fungos ou vírus entomopatogênicos que causam doenças nos insetos.

Em resumo, o controle de pragas é um conjunto de ações que proporcionam o controle de aves (pombos), a desratização (eliminação de roedores), a descupinização (eliminação de cupins), o controle de morcegos e a dedetização de insetos (baratas e formigas).

A presença de ratos, baratas, formigas, moscas e outras espécies de insetos e animais indesejados nas residências gera muita preocupação e transtornos. Mas, quando se fala na presença de pragas urbanas em estabelecimentos comerciais, saiba que a preocupação deve ser ainda maior. Afinal, muitas dessas pragas transmitem doenças e podem causar prejuízos materiais e financeiros. Por esse motivo, é imprescindível saber como evitá-las.

Por que evitar pragas urbanas em estabelecimentos comerciais?

O termo pragas urbanas é utilizado para designar insetos e animais de pequeno porte que se proliferam rapidamente, causam prejuízos materiais e/ou financeiros e/ou transmitem doenças. Confira alguns motivos para evitá-los em estabelecimentos comerciais.

Contaminação de alimentos

As pragas urbanas chegam das ruas até os estabelecimentos comerciais após terem percorrido lixeiras, esgotos, ralos e tubulações. Ou seja, podem acabar causando a contaminação dos alimentos e, consequentemente, dos consumidores.

Destruição de móveis e estruturas

Os cupins e os ratos são exemplos de pragas urbanas que podem causar a destruição dos móveis, das fiações e demais estruturas do seu estabelecimento comercial. Em muitos casos, os prejuízos materiais e financeiros acabam sendo exorbitantes.

Disseminação de doenças

Um dos grandes riscos inerentes à presença de pragas urbanas em estabelecimentos comerciais é a disseminação de doenças. Ratos, baratas, formigas, moscas e mosquitos são os principais exemplos de pragas urbanas responsáveis por trazer riscos à saúde.

Como se vê, evitar pragas urbanas em estabelecimentos comerciais não é apenas recomendável, mas principalmente imprescindível para garantir a segurança do local.

5 dicas para evitar pragas urbanas em estabelecimentos comerciais

5 dicas para evitar pragas urbanas em estabelecimentos comerciais

Que a presença de pragas urbanas traz uma série de prejuízos aos estabelecimentos comerciais você já sabe. Mas, como evitar a presença indesejada dessas espécies?

Mantenha o ambiente limpo

Restos de alimentos e resíduos orgânicos estão entre os principais fatores que atraem as pragas urbanas para o seu estabelecimento comercial. Dessa forma, uma maneira bastante efetiva de evitá-las é manter o ambiente sempre limpo e bem higienizado.

Faça a vedação dos acessos

Frestas, buracos, vaso sanitário, ralos e pias podem ser a porta de entrada para as pragas urbanas. Por essa razão, é importante fazer a vedação desses possíveis acessos utilizando, por exemplo, armadilhas, telas, borrachas, tampas e ralos com sistema de fechamento.

Proteja os alimentos

Os alimentos armazenados devem ser bem embalados e protegidos através da utilização de potes, embalagens reforçadas e resistentes, assim como armários com fechamento para impedir o contato do alimento com possíveis invasores e contaminações.

Não acumule lixo e entulhos

Lixos e entulhos acumulados formam o cenário perfeito para a proliferação de pragas urbanas em estabelecimentos comerciais. Isso porque são fonte de alimentos, mas também porque servem como abrigo e podem ser utilizados para que façam ninhos, por exemplo.

Invista em dedetização periódica

A dedetização periódica para estabelecimentos comerciais, especialmente voltados para o setor de alimentos e saúde, é não apenas uma recomendação, mas também uma obrigação prevista em lei. Sendo assim, é a melhor forma de evitar a proliferação de pragas urbanas.

Com a dedetização de estabelecimentos comerciais é possível garantir a preservação do seu patrimônio e também da saúde dos seus funcionários e clientes.

Faça dedetização de estabelecimentos comerciais com a Kazumi

A dedetizadora Kazumi tem ampla experiência em dedetização e controle de pragas urbanas. Solicite um orçamento e mantenha o seu comércio livre de insetos e outros animais indesejados.

Leia mais

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
11 4750-1346