Siga-nos:
               Central de atendimento 24h: 11 9586-90578 11 4750-1346
Blog » 5 curiosidades sobre formigas

5 curiosidades sobre formigas

As formigas são insetos sociais que vivem em colônias. Pertencentes à ordem Hymenoptera, todas as espécies estão agrupadas em uma única família: a Formicidade. Além disso, esses insetos são divididos em castas distintas, com diferentes funções.

Enquanto as operárias são responsáveis pela manutenção do formigueiro (limpeza e alimentação dos integrantes) e pela proteção do grupo em situações de perigo, a(s) rainha(s) e os machos são responsáveis pela reprodução de novos indivíduos. 

Distribuídas por todos os continentes, estima-se a existência de cerca de 18.000 espécies de formigas. Sendo assim, é impossível negar que são insetos peculiares, repletos de curiosidades que despertam interesse entre a população geral e estudiosos.

Tudo o que você precisa saber sobre formigas

Sabe aquele ditado: tamanho não é documento? É possível aplicá-lo às formigas. Afinal, embora algumas espécies apresentem tamanho considerável, as mais comuns são pequenas. No entanto, são insetos extremamente organizados e entrosados.

E é justamente por essas características que é importante conhecer algumas curiosidades sobre formigas que podem ajudar na hora de combater uma possível infestação. Confira. 

São resistentes

As formigas apresentam um exoesqueleto, um tipo de “armadura” à base de quitina que protege seus órgãos internos de possíveis ameaças. Além disso, são insetos pequenos, mas fortes, e têm uma força relativa de 20 vezes o próprio peso.

Mordida potente

Enquanto algumas espécies mordem e causam apenas uma sensação de coceira e vermelhidão na região, outras espécies de formigas têm uma mordida forte e potente, tão potente que podem causar inchaço e dores intensas.

Transmitem doenças

dedetizadora

As baratas são vistas como insetos sujos e prejudiciais à saúde. Mas, quando se fala em transmissão de doenças, você sabia que as formigas são mais perigosas? Isso porque costumam carregar micro-organismos nocivos, como fungos e bactérias.

Comunicação codificada

As formigas têm a audição e a visão limitadas e se comunicam sem som, com base na liberação de feromônios: para cada situação que encontram pelo caminho, como presença de alimento ou perigo, um tipo de substância diferente é liberado para avisar as demais. 

Construções arquitetônicas

Alguns formigueiros, construídos pelas formigas operárias através da escavação do solo, são considerados verdadeiras construções arquitetônicas, com tamanhos e formatos impressionantes para abrigar a colônia em segurança.

[BÔNUS] Inseticidas comuns NÃO eliminam as formigas

Soluções caseiras e aplicação de inseticidas comuns não são páreo para eliminar a presença dessas pragas urbanas. O ideal é contratar uma empresa de controle de pragas para fazer a aplicação de substâncias efetivas para exterminá-las de uma vez por todas.

Neste cenário, uma equipe qualificada, com equipamentos de última geração, ficará responsável por identificar pontos vulneráveis e adotar as medidas adequadas.

Fale com a Kazumi e evite infestações de formigas

A equipe da Kazumi está preparada para solucionar os seus problemas com infestações de formigas. Nossa equipe atua no controle de pragas urbanas e na desinsetização de formigas, baratas, moscas e mosquitos, entre outras espécies.

Proteja a sua família e o seu patrimônio. Entre em contato e solicite um orçamento.

Leia mais

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
11 4750-1346