Siga-nos:
               Central de atendimento 24h: 11 9586-90578 11 4750-1346
Blog » Como Desentupir Pia: O Que Causa e Como Resolver

Como Desentupir Pia: O Que Causa e Como Resolver

O entupimento da pia faz parte da rotina doméstica, não é mesmo? No entanto, embora seja comum, não deixa de ser um problema que leva muitas pessoas a se questionarem sobre como desentupir pia, seja de cozinha ou banheiro.

A boa notícia é que esse tipo de situação pode ser solucionado até mesmo com medidas caseiras, ou então com a contratação de uma empresa especializada em desentupimento. Mas, antes de mais nada, é necessário entender o que causa esse transtorno.

Como desentupir pia-entenda o que causa e como solucionar o problema

Por que a pia entope?

Os sinais para o entupimento da pia são claros: água escoando lentamente, mau cheiro e até a presença de insetos são indicativos de que alguma coisa está errada. Agora, antes de falar sobre como desentupir pia, vamos esclarecer quais as causas para esse problema.

Primeiramente, é importante deixar claro que a pia pode entupir não apenas na cozinha, mas também no banheiro e na área de serviço, por exemplo. De modo geral, o acúmulo de gordura e restos de comida são os causadores dessa situação indesejada.

Afinal, a pia é um local utilizado diariamente, mais de uma vez por dia, para fazer a higienização das mãos, panelas e outros utensílios de cozinha que quase sempre estão engordurados e com restos de alimentos e outros detritos.

Pode Jogar Óleo na Pia?

A fritura é uma técnica culinária que faz bastante sucesso e consiste em mergulhar ingredientes em óleo, ou mesmo outro tipo gordura, em alta temperatura. Mas, após o preparo, saiba que jogar óleo na pia é errado, embora seja uma prática até muito comum. O problema é que nem todo mundo sabe dos riscos dessa prática, que pode prejudicar profundamente os encanamentos e causar uma série de transtornos.

Óleo Entope Pia?

O óleo de cozinha jogado na pia e outros tipos de gordura ou líquidos mais pesados, são utilizados durante o preparo de uma grande variedade de pratos. E na hora de lavar a louça, por exemplo, é praticamente impossível evitar que uma parte dos resíduos seja descartada na pia da cozinha.

No entanto, saiba que jogar óleo na pia de forma deliberada é uma prática comum, mas um erro que gera consequências graves. Em geral, o descarte inadequado de óleos e gorduras no ralo da pia impacta o meio ambiente e também os encanamentos e tubulações.

Como o Problema Acontece?

Basicamente o Óleo por ser um líquido mais denso, mais pesado, na grande maioria das vezes, boa parte dele, estaciona, tanto no sifão quanto na tubulação e rede de esgoto de sua residência. Com os dias todo tipo de sujeira, restos de alimentos em pratos etc. Tudo que passa pelo ralo da pia, vai gerar um acúmulo de gordura e sujeira.

Com o tempo essa gordura vira uma placa e então começa a dar baixa vazão até gerar o entupimento da pia por completo e em casos mais graves entupir a rede de esgoto.

Riscos ambientais e Estruturais

O óleo de cozinha impacta o meio ambiente porque é um grande contaminante. Um litro de óleo descartado no ralo da pia pode poluir vários litros de água potável.

O descarte de óleo de cozinha na pia também representa uma grande parcela dos serviços de desentupimento. Isso porque o óleo de cozinha acumula no encanamento e retém resíduos, entope a rede de esgoto e o fluxo de água.

Sendo assim, descartar óleo e gordura, assim como outros resíduos, é extremamente prejudicial e pode causar prejuízos ao meio ambiente e também aos encanamentos.

Pia Entupida Com Óleo de Fritura?

Pia de cozinha organizada

O entupimento de canos causado pelo acúmulo de gordura e outros resíduos descartados na pia da cozinha é mais comum do que se imagina. E não é difícil reconhecer os sinais de alerta para as consequências dessa prática frequente, mas condenável.

  • Mau cheiro saindo pela pia e ralos;
  • Água que demora para descer pelo ralo;
  • Barulho de “borbulhas” saindo pelos canos;
  • Água e outros resíduos que voltam pelo ralo.

Pia Entupida com Óleo: Como Resolver

Sendo assim, mesmo que jogar óleo na pia não seja uma prática que você pratica, saiba que alguns resíduos inevitavelmente acabam caindo na hora de lavar a louça. Além disso, se você notar que a prática causou a obstrução dos seus encanamentos, existe solução.

A solução é contratar uma desentupidora especializada para realizar a limpeza e a desobstrução dos canos. O hidrojateamento, por exemplo, é uma excelente técnica para garantir a remoção dos resíduos e também desobstruir os encanamentos.

É importante lembrar que a desobstrução dos canos causada por acúmulo de óleo de gordura jogado na pia da cozinha deve ser realizada por técnicos qualificados.

Outras Dicas para Desentupir Pias

O entupimento das pias é causado pelo acúmulo de sujeiras do dia a dia que escoam pelos canos. Sendo assim, muitas vezes acaba sendo inevitável. Por esse motivo, é importante saber como desentupir a pia de forma efetiva, para evitar transtornos mais graves.

A contratação de uma desentupidora profissional é a melhor opção nesses casos. Apesar disso, algumas soluções caseiras podem ser uma alternativa para resolver temporariamente o entupimento da pia. Acompanhe algumas dicas.

Arame curvado

O arame é indicado para quem não sabe como desentupir pia com resto de comida ou como desentupir a pia do banheiro. Nesse caso, o utensílio deve ser inserido no cano, para romper o entupimento, e puxado para retirar o excesso de sujeira, como cabelo, por exemplo.

Água quente

Essa opção é ideal para quem busca informações sobre como desentupir a pia com óleo de cozinha. Isso porque a água quente serve para dissolver a gordura que fica grudada no encanamento, prejudicando o escoamento.

Desentupidor comum

Se você tem dúvidas sobre como desentupir a pia de cozinha com desentupidor, saiba que essa é uma opção simples e barata. O desentupidor de borracha deve ser posicionado no ralo e movimentado firmemente para cima e para baixo.

Talvez Estes Conteúdos Podem Ajudar:

Desentupidor químico

Caso o desentupidor de borracha não dê certo, uma alternativa é a utilização de um desentupidor químico, facilmente encontrado em supermercados. Nesse caso, basta aplicar o produto no ralo, muitas vezes seguido da aplicação de água quente.

Mas, atenção. Siga atentamente as instruções da embalagem e utilize equipamentos de segurança para evitar contato com a pele e olhos, principalmente.

Desentupidor profissional

Agora, se nenhuma das alternativas anteriores deu certo e você já não sabe como desentupir pia de cozinha muito entupida, talvez a solução seja a contratação de um desentupidor profissional, que poderá resolver esse problema rapidamente.

Qualquer sistema, residencial ou comercial, que necessita de tubulações e água de forma geral está sujeito ao entupimento. Infelizmente, uma das áreas mais afetadas por esse tipo de problema é a pia. Por estar em constante uso, a pia muito entupida merece atenção no que diz respeito ao desentupimento.

Ao lavar louça, é comum que haja resíduos sólidos e restos de comida que acabam descendo pelo ralo. O acúmulo desses dejetos provoca o entupimento da pia e a obstrução dos canos em questão. Dessa forma, os moradores e usuários ficam impossibilitados de usar a pia muito entupida para ações básicas na cozinha.

Sabendo disso, trouxemos neste artigo algumas dicas para quem está com a pia muito entupida e quer saber como desentupir. Afinal de contas, deixar de lavar louças é sinônimo de não usar as mesmas louças outras vez, sem contar com as moscas que rondam o local, causando incômodo e apresentando até mesmo riscos à saúde.

Como Desentupir Pia Rápido?

No fim das contas, quando a pia entope, o que mais queremos é resolver o problema e voltar ao fluxo normal de escoamento de água, certo? Portanto, acompanhe a leitura até o final e saiba o que fazer e como proceder em momentos tão infortúnios quanto esse. Confira:

Desentupidor de borracha

O desentupidor de borracha é uma solução muito prática e já conhecida por muitas pessoas. O seu uso é bem intuitivo: basta exercer a pressão do objeto sobre o ralo da pia. Dessa forma, a pressão do desentupidor pode ser capaz de deslocar os resíduos acumulados na tubulação da pia em direção ao sistema de esgoto.

Nem sempre a pressão do desentupidor será eficaz, sobretudo se sua pia está muito entupida. Muitas vezes, a causa da obstrução é a gordura e o acúmulo do óleo proveniente dos alimentos. Dessa forma, uma boa opção para solucionar o problema é usando soluções com água.

Soluções com água

As soluções com água são recomendadas em diferentes casos, sobretudo se há acúmulo de gordura. Isso acontece porque se a solução for de água (500ml) com detergente (200ml), o detergente é capaz de soltar as placas de gordura presas nas paredes da tubulação.

Outra solução prática e fácil de se ter em casa é a de bicarbonato de sódio com vinagre. Esses elementos são muito comuns nas cozinhas e, se misturados, causam uma efervescência que age como o detergente: diretamente na gordura do local, desobstruindo a causa da pia muito entupida.

Pia muito entupida? Confira como desentupir

Chame uma equipe especializada

Contar com os profissionais certos faz toda a diferença para quem está com a pia muito entupida. Além de poupar gastos e tempo, a solução chega em questão de minutos e a pia muito entupida é escoada do conforto de casa. Basta ter uma organização de confiança para ligar. Afinal de contas, em momentos assim, é necessário agir com urgência.

Se sua pia está muito entupida, conte com a Kazumi para resolver

Quer resolver o problema da sua pia muito entupida com quem entende do assunto e apresenta o melhor custo-benefício do mercado? Conte com a Kazumi! Somos uma desentupidora referência para todos clientes, sempre prezando por um serviço higiênico, prático, ágil e de qualidade. Entre em contato com nosso time e faça um orçamento.

Leia mais

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
11 4750-1346