Siga-nos:
               Central de atendimento 24h: 11 9586-90578 11 4750-1346
Blog » Zoonoses: o que são e como evitá-las

Zoonoses: o que são e como evitá-las

As pragas urbanas (ratos, baratas, moscas e mosquitos, entre outros) são animais e insetos com características em comum: se reproduzem facilmente, causam danos materiais e financeiros e, ainda mais grave, podem transmitir doenças aos seres humanos. 

Neste sentido, entender o que são e como evitar zoonoses com o controle de pragas urbanas é fundamental para manter a população protegida e evitar a disseminação de problemas de saúde graves e, até mesmo, mortais.

O que são as zoonoses e tipos mais comuns

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), zoonoses é o nome dado para as “doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos”, causadas por bactérias, parasitas, protozoários e fungos, por exemplo.

A transmissão das zoonoses pode acontecer de diversas formas: mordida ou arranhadura de animais, picada de insetos, contato com objetos ou excrementos de animais infectados, ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes, urina ou saliva. 

É importante lembrar que as zoonoses são problemas de saúde pública e demandam a adoção de programas regionais e estaduais voltados para a prevenção dessas doenças. São muitas as doenças transmitidas entre animais e pessoas, conheça as mais comuns. 

Raiva

A raiva é causada pelo vírus Rhabdoviridae e a transmissão acontece através da mordida de morcego ou cachorro infectados, quando a saliva do animal entra em contato com a corrente sanguínea da pessoa. 

Febre amarela

A febre amarela é causada por um vírus transmitido pela picada de mosquitos dos gêneros Aedes e dos gêneros Haemagogus e Sabethes em regiões de floresta, nas quais os macacos são os principais reservatórios.

Dengue e zika

dedetizadora

A transmissão da dengue e da zika acontece com a picada do mosquito Aedes aegypti. As duas doenças são causadas por vírus diferentes, mas transmitidas pelo mesmo inseto e possuem sintomas semelhantes. 

Leishmaniose

A leishmaniose é transmitida pelo mosquito da palha, do gênero Lutzomyia. A doença, ao contrário das anteriores, é causada por um protozoário do gênero Leishmania, e pode ser classificada em cutânea, mucocutânea e visceral.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença bacteriana causada pela bactéria Leptospira e transmitida através do contato humano com urina e fezes de roedores contaminados. Trata-se de uma das zoonoses mais conhecidas.

Doença de Lyme

Conhecida como doença do carrapato, a Doença de Lyme é transmitida pela mordida de carrapatos, mais precisamente o carrapato do gênero Ixodes infectado pela bactéria Borrelia burgdorferi, encontrados em gatos e cachorros.

Controle de pragas urbanas previne zoonoses

dedetizadora

A prevenção às zoonoses demanda um esforço conjunto da população, das autoridades de saúde e dos órgãos públicos, assim como a adoção de uma série de medidas de segurança: cuidados com a higiene pessoal, vacinação e levar os pets ao veterinário.

Mas, além disso, investir no controle de pragas urbanas é fundamental para evitar o surgimento de animais e insetos indesejados e garantir o extermínio das infestações através da aplicação estratégica de venenos e instalação de iscas e armadilhas específicas.

Para que isso seja possível, é essencial ter o auxílio de uma empresa especializada em desinsetização, desratização e extermínio de animais e insetos transmissores de doenças. 

Evite pragas urbanas e zoonoses com a Kazumi

A dedetizadora Kazumi está preparada para atuar no controle de pragas urbanas, inclusive animais e insetos transmissores de zoonoses. Proteja seu patrimônio e a saúde da sua família, entre em contato e solicite um orçamento. 

Leia mais

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
11 4750-1346