Siga-nos:
               Central de atendimento 24h: 11 9586-90578 11 4750-1346
Blog » O que fazer para desentupir a fossa?

O que fazer para desentupir a fossa?

Por mais comum que os sistemas de esgoto tenham se tornado ao longo dos anos, muitos lugares ainda usam fossas. Esse sistema de tratamento de água foi fundamental para que houvesse saneamento e saúde básica em muitas casas por décadas. As fossas sépticas – como são tecnicamente chamadas – funcionam como tanques que recebem a água diretamente da rua, dando início ao tratamento.

Por receber a água diretamente do esgoto, a fossa pode liberar mau cheiro. Dessa forma, ela costuma ser afastada das moradias e comércios que a utilizam. Assim como qualquer outro sistema ligado à tubulação e redes de esgoto, as fossas também estão passíveis ao entupimento. Nesse sentido: o que fazer para desentupir a fossa?

O que fazer para desentupir a fossa

Muito comuns em comércios remotos e distantes das grandes cidades ou em residências do interior, as fossas ainda representam grande parte do sistema de esgoto de muitos locais. Elas funcionam como fonte de tratamento doméstico, para locais onde as redes de esgoto mais comuns não alcançam.

Sabendo disso, trouxemos neste artigo algumas dicas sobre o que fazer para desentupir a fossa. Além dessa resposta, apresentamos alguns fatores que levam ao entupimento. Acompanhe a leitura até o final e fique por dentro.

Como desentupir uma fossa?

Infelizmente, os sistemas de tubulação que estão ligados ao esgoto podem entupir com o acúmulo de resíduos sólidos ou gordura. No caso das fossas não seria diferente. Por serem sistemas residenciais, é preciso que os responsáveis estejam sempre atentos ao status do fluxo de água e, sobretudo, tenham uma desentupidora de confiança à disposição.

Além do contato de confiança e do cuidado minucioso, sabemos que algumas soluções mais práticas são úteis. Sabendo disso, separamos abaixo algumas soluções que podem te ajudar quando não se sabe o que fazer para desentupir a fossa. Confira:

Soluções químicas

Bicarbonato de sódio e vinagre são elementos muito comuns na cozinha. Por isso, são comuns em muitas residências e comércios, facilitando o processo de desentupir a fossa com soluções químicas. Esta solução, em específico, consiste na solução de vinagre, bicarbonato e água.

Basta usar 100ml do bicarbonato e do vinagre para cada 500ml de água fervente. Essa mistura fará uma efervescência que, em alguns casos, é capaz de descolar placas de sujeira e gordura que podem estar presas nas tubulações. É importante observar os resultados depois da aplicação.

Equipamentos específicos

Se sua fossa entupiu, é importante contar com ferramentas de desentupimento. Diferente dos vasos sanitários e pias, as fossas não podem ser enroladas em papel filme. Ainda assim, alguns equipamentos podem ajudar, como é o caso das sondas, que são utilizadas para o desentupimento de tubulação de esgoto.

Outro equipamento muito usado no processo para desentupir a fossa são os arames. Em contrapartida, seu uso não é o mais recomendado, uma vez que ele pode não encontrar e retirar os resíduos que impedem o fluxo, além de apresentar riscos físicos à fossa. Portanto, fique atento ao que usar e como.

Conte com uma desentupidora

A solução mais prática e eficaz para desentupir a fossa é chamar uma equipe profissional para resolver o problema. Ela, além de contar com os equipamentos profissionais citados acima, também saberá como e quando aplicar as soluções químicas certas.

Em um primeiro momento, muitas pessoas associam a ação de uma desentupidora à perda de dinheiro. A longo prazo, ela pode apresentar até mesmo economia, uma vez que, se negligenciados, os problemas com a fossa podem exigir gastos ainda mais elevados e com mais de um serviço.

Kazumi é líder em desentupimento de fossa

Quer desentupir sua fossa com uma equipe que entende do assunto há mais de 30 anos? Conte com a Kazumi para te ajudar. Estamos disponíveis em diversas regiões do estado de São Paulo, atendendo 24h por dia nos 7 dias da semana. Entre em contato com nosso time e diga adeus ao entupimento da sua fossa.

Leia mais

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
11 4750-1346