Siga-nos:
               Central de atendimento 24h: 11 9586-90578 11 4750-1346
Blog » O que é manutenção preventiva da rede de esgoto

O que é manutenção preventiva da rede de esgoto

A maioria dos problemas relacionados ao entupimento e a obstrução das redes de esgoto podem ser evitados com mudanças nas atitudes e também a realização periódica de desobstrução preventiva da rede de esgoto. Para compreender a importância do serviço, primeiramente é necessário entender o que é e como funcionam essas redes.

Redes de esgoto: o que é e como funcionam?

Antes de qualquer coisa, vamos definir exatamente o que é uma rede de esgoto. Basicamente, trata-se de um conjunto de tubulações que têm a função de transportar o esgoto, ou seja, os dejetos provenientes da chuva e das atividades domésticas e industriais.

Sendo assim, a rede de esgoto é responsável por transportar o esgoto para as estações de tratamento. Nas estações de tratamento, o esgoto é tratado para garantir que a água residual fique livre de poluentes antes de retornar aos corpos hídricos, como rios e mares.

Em resumo, podemos dizer que existem três tipos de redes de esgoto diferentes: a rede doméstica, a rede industrial e a rede pluvial. Por essa razão, antes de falar sobre manutenção preventiva da rede de esgoto, vamos entender melhor os tipos de esgoto.

Rede de esgoto pluvial

A rede de esgoto pluvial, formada por galerias pluviais, coleta a água da chuva através de sistemas de dutos subterrâneos que realizam a captação e o escoamento das águas pluviais que descem pelas bocas coletoras ou sarjetas.

Rede de esgoto doméstico

O esgoto doméstico é aquele proveniente das residências. Dessa forma, a rede de esgoto doméstico é destinada para realizar o tratamento da água proveniente do banho, da lavagem de roupas, da lavagem de louças e da descarga do vaso sanitário.

Rede de esgoto industrial

Já a rede de esgoto industrial é responsável pela coleta do esgoto formado por resíduos que vem da atividade industrial. Assim como acontece na rede doméstica, esse tipo de esgoto necessita de um tratamento específico antes de voltar para os corpos hídricos.

As redes de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para a saúde da população. Por esse motivo, fazer a manutenção preventiva de rede de esgoto é extremamente importante. Mas, o que é e como funciona esse tipo de manutenção? Confira.

E a manutenção preventiva da rede de esgoto, como funciona e por que fazer?

O que é e como realizar a manutenção preventiva da rede de esgoto1

O termo manutenção, como se sabe, se refere ao conjunto de cuidados técnicos que são dispensados com o objetivo de garantir o funcionamento regular e adequado de máquinas, equipamentos, ferramentas, instalações e estruturas. A manutenção pode ser de dois tipos:

  • manutenção corretiva;
  • manutenção preventiva.

A manutenção corretiva visa solucionar problemas já instalados e identificados muitas vezes pelo próprio cliente. Já a manutenção preventiva da rede de esgoto, como o próprio nome sugere, tem como objetivo evitar entupimentos e obstruções. E como isso acontece?

Em resumo, a manutenção preventiva é indicada para evitar a obstrução e o entupimento das redes de esgoto. Ou seja, tem como objetivo identificar situações de riscos e evitar a obstrução, o entupimento e até mesmo a interdição das redes de esgoto.

Para que isso seja possível, consiste em uma limpeza profunda de canos, tubulações, fossas e outros componentes da rede para garantir a retirada de resíduos que se acumulam e prejudicam a passagem da água residual. A manutenção preventiva só traz vantagens.

Amplia a vida útil das instalações

Com a manutenção preventiva é possível reconhecer com antecedência situações de risco, assim como manter os sistemas de esgoto sempre desobstruídos e em boas condições de funcionamento, aumentando a vida útil das instalações.

Evita prejuízos materiais e financeiros

A manutenção preventiva evita prejuízos materiais e financeiros porque identifica riscos com antecedência, evitando a necessidade de trabalhos emergenciais que muitas vezes acabam sendo mais caros, principalmente quando é preciso fazer troca de componentes.

Previne vazamentos e infiltrações

A manutenção preventiva da rede de esgoto, que evita a obstrução e o entupimento das redes de esgoto, também é essencial para prevenir uma das consequências de problemas relacionados aos esgotos: a presença de vazamentos e infiltrações.

Evita maus odores e sujeira no ambiente

Um dos sinais característicos do entupimento do esgoto é o mau cheiro no ambiente, que sai pelos ralos e pias. É um problema desagradável, principalmente quando acontece em bares, restaurantes e hospitais, por exemplo, mas a manutenção preventiva ajuda a evitá-lo.

Previne a proliferação de pragas urbanas

O entupimento e a obstrução das redes de esgoto contribuem para a proliferação de pragas urbanas (moscas e mosquitos, ratos, baratas, entre outras). Dessa forma, é importante fazer manutenção preventiva para evitar os riscos que essas pragas representam.

A manutenção preventiva da rede de esgoto é uma estratégia com excelentes resultados, mas é importante que seja feita por uma equipe experiente e qualificada.

Faça manutenção preventiva com a Kazumi

A equipe da Kazumi realiza manutenções corretivas e preventivas das redes de esgoto em estabelecimentos comerciais, residenciais e industriais. Utilizamos técnicas seguras e eficientes, como hidrojateamento, sondagem, entre outras. Consulte nossa equipe para mais informações.

Leia mais

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
11 4750-1346