Siga-nos:
               Central de atendimento 24h: 11 9586-90578 11 4750-1346
Blog » O esgoto entupiu? Entenda o que causa

O esgoto entupiu? Entenda o que causa

A rede de esgoto desempenha um papel fundamental para a saúde e a qualidade de vida da população: coletar os dejetos que escoam com a água pelos ralos, pias, tanques, vasos sanitários e banheiros e e direcioná-los para a fossa ou sistema de tratamento.

No entanto, os canos e tubulações estão sujeitos a problemas que prejudicam o escoamento da água e resíduos descartados. Sendo assim, é importante entender o que causa o entupimento da rede de esgoto e como evitar essa situação.

Principais causas para o entupimento da rede de esgoto

O sistema de coleta e descarte de esgoto brasileiro não está preparado para a maioria dos materiais sólidos. Por essa razão, é possível dizer que, de modo geral, o entupimento da rede de esgoto é ocasionado pelo descarte inadequado de objetos e resíduos sólidos.

E o descarte inadequado pode acontecer tanto em estabelecimentos comerciais quanto residenciais, tais como bares e restaurantes, clubes e escolas, fábricas e indústrias, hospitais, casas e prédios residenciais, entre outros. Confira as principais condutas erradas.

Descartar lixos e objetos nos bueiros das ruas

Os bueiros são afetados de duas formas: pelo descarte direto de lixos e objetos ou nos casos de enchentes e alagamentos que acabam trazendo resíduos que escoam com a água e acabam causando o entupimento da rede de esgoto.

Eliminar óleo, gordura e restos de alimento na pia

Esse é um hábito bastante comum nas casas brasileiras, mas extremamente prejudicial para o sistema de esgoto. Isso porque o acúmulo de óleo, gordura e restos de alimentos pode danificar os canos e prejudicar o escoamento nas redes de esgoto.

Acúmulo de fios de cabelo que escoam pelo ralo

Na hora do banho, muitas vezes é impossível evitar que alguns fios de cabelo se desprendam da cabeça e escoam junto com a água pelo ralo. Nesses casos, o acúmulo de cabelos no cano podem causar o entupimento do esgoto.

Jogar papel higiênico e embalagens no vaso sanitário

Outro hábito que contribui para o entupimento da rede de esgoto é o descarte de papel higiênico e embalagens plásticas no vaso sanitário. Como o sistema brasileiro não está preparado para processar esse tipo de resíduo, a obstrução das tubulações é certa.

Em resumo, é importante lembrar que o esgoto não é lixeira. Sendo assim, a melhor forma de evitar o entupimento das tubulações e encanamentos é fazer o descarte consciente dos dejetos e resíduos. Mas, caso isso não seja possível ou suficiente, existe solução.

Afinal, como desentupir a rede de esgoto?

Basicamente, existem três formas adequadas de promover a desobstrução do entupimento da rede esgoto: sistemas de vácuo e pressão (hidrojateamento, por exemplo), uso de ferramentas específicas para retirar objetos presos e aplicação de soluções químicas.

Seja qual for a técnica escolhida, o ideal é que o processo seja executado por uma equipe especializada. Dessa forma, será possível não apenas garantir um serviço seguro e eficiente, mas, além disso, evitar possíveis danos aos canos e tubos.

Resolva o entupimento da rede de esgoto com a Kazumi

A desentupidora Kazumi possui ampla experiência em entupimento da rede esgoto. Com os equipamentos adequados e uma equipe especializada, nossos serviços oferecem segurança, qualidade e durabilidade. Entre em contato e saiba como.

Leia mais

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
11 4750-1346