Siga-nos:
               Central de atendimento 24h: 11 9586-90578 11 4750-1346
Blog » Confira os riscos de desentupimento com soda cáustica

Confira os riscos de desentupimento com soda cáustica

Sabemos que entupimentos são imprevisíveis e geram um desconforto em todos que passam por esse tipo de situação. Quando nos deparamos com uma situação inesperada, a tendência é que a gente busque pela solução mais prática e próxima. No caso dos ralos e pias que acabam entupindo, a solução que parece mais fácil é o uso de produtos caseiros.

Ainda que estas soluções domésticas sejam eficientes em alguns casos, nem sempre elas são a saída mais eficaz. Muito se discute sobre o uso da soda cáustica (cientificamente conhecida como hidróxido de sódio) no desentupimento dos ralos e pias domésticos. Acontece que esse composto químico possui algumas desvantagens.

Separamos abaixo alguns ônus apresentados pelo uso da soda cáustica no processo de desentupimento de algum ralo, pia ou sistema de encanamento em geral. Portanto, prepare-se para entender mais sobre os processos químicos da soda cáustica e como ela pode ser prejudicial até mesmo para nossa saúde. Confira!

Por que não usar soda cáustica para desentupir?

Saponificação

Uma das causas do entupimento pode ser o acúmulo de gordura nos ralos e pias. Essa gordura pode ser proveniente de cremes ou do próprio corpo, no caso dos banheiros, ou do resíduo de alimentos, no caso das pias. Nas duas situações, há esse acúmulo de gordura, o qual é capaz de prejudicar a “ação” da soda cáustica no desentupimento.

Quimicamente, a gordura quando entra em contato com a água e a soda cáustica produz o efeito conhecido como “saponificação”, que é a transformação dessa solução em sabão. Se ocorrer esse processo dentro do ralo já entupido, a tendência é que apenas piore a situação.

Saúde física

A soda cáustica é um produto químico e tóxico. Nesse sentido, ela pode provocar queimaduras de diferentes graus ou danos irreversíveis à visão. A Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico (FISPQ) alerta que esse produto deve ser aplicado em situações específicas e com os equipamentos necessários.

Ainda com base na ficha de informações – citada acima – a soda cáustica pode ser fonte e gatilho para sintomas alérgicos, de asma e dificuldades respiratórias. Seu contato direto com a pele humana provoca também queimaduras que variam o grau de acordo com a quantidade de soda cáustica em contato com o corpo.

Estrutura dos canos e da pia

Devido ao fato de ser um componente corrosivo, a soda cáustica é capaz até mesmo de prejudicar a estrutura física dos canos e ralos. Mesmo que não de imediato, se o uso for frequente, é possível que a soda cáustica enfraqueça as estruturas pela qual ela passa. Além de enfraquecer, ela pode corroer e até mesmo estragar os materiais.

Confira os riscos de desentupimento com soda cáustica

Não dependa da soda cáustica: conte com a Kazumi

Agora que você entende os riscos que a soda cáustica apresenta para você, sua família e seu sistema de encanamento, lembre-se também que a melhor opção é contar com quem entende do assunto. A Kazumi é uma desentupidora com mais de 30 anos no mercado, prezando pela desobstrução, limpeza e manutenção de tubulações e encanamentos. Entre em contato com o nosso time e dê adeus aos produtos nocivos.

Leia mais

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
11 4750-1346