Siga-nos:
               Central de atendimento 24h: 11 9586-90578 11 4750-1346
Blog » Como o tempo interfere no entupimento de esgotos?

Como o tempo interfere no entupimento de esgotos?

Mal cheiro saindo pelos ralos, banheiro alagando, água que demora para escoar… Se você está enfrentando esse tipo de situação, saiba que pode ser sinal de um problema maior: entupimento de esgotos. O problema é muito comum e pode ter diferentes causas. Mas, você já se perguntou como o tempo interfere no entupimento das redes de esgoto?

Entupimento de esgotos: 7 principais causas

Antes de qualquer coisa, para entender melhor como o tempo pode interferir no entupimento das redes de esgoto, saiba que TUDO o que é jogado no ralo da cozinha ou no vaso do banheiro e que não é próprio para a rede de esgoto pode causar seu entupimento.

Isso significa que, com o passar dos anos, muitas vezes dos meses, as nossas atitudes podem prejudicar os canos e causar entupimentos. Sendo assim, é importante entender quais atitudes estão relacionadas ao entupimento de esgotos e por que evitá-las.

Eliminar óleo na pia da cozinha

Na hora de lavar a louça, é comum que um pouco de gordura caia no ralo e desça pelo cano com a água, principalmente quando temos aquelas panelas engorduradas, frigideiras e potes. O problema maior é quando ocorre o descarte de óleo propositadamente.

Isso porque óleo e gordura são substâncias pegajosas que grudam nas tubulações, provocando a formação de crostas que prejudicam o escoamento da água e contribuem para o entupimento das redes de esgoto, que não conseguem eliminar os resíduos.

Descartar papel higiênico no vaso

Jogar papel higiênico no vaso é um hábito bastante comum nas casas brasileiras, mas o que nem todo mundo sabe é que, embora pareça uma atitude inofensiva, é uma das principais causas para o entupimento dos canos e redes de esgoto.

Isso porque as redes de esgoto e tratamento de água nem sempre estão preparadas para lidar com esse tipo de resíduo. Se o papel ou outro tipo de embalagem descartada não for biodegradável, é extremamente não recomendado jogá-los no vaso.

Jogar restos de alimentos no ralo

Como-o-tempo-interfere-no-entupimento-de-esgotos

Assim como jogar óleo na pia da cozinha intencionalmente é bastante prejudicial e pode causar o entupimento dos canos e redes de esgoto, jogar restos de alimentos no ralo também é uma prática bastante prejudicial e danosa.

É claro que um pouco de comida muitas vezes acaba caindo no ralo e descendo pelos encanamentos com a água. Apesar disso, antes de lavar a louça é importante remover os resíduos dos potes, panelas e pratos para evitar entupimentos.

Acúmulo de cabelo e pelos nos canos

Foi se barbear e deixou os pelos caírem pelo ralo? Na hora do banho, lavou a cabeça e notou que muitos fios desceram junto com a água? Ambas as situações são bastante comuns, o problema é que com o passar do tempo podem trazer problemas.

O acúmulo de pelos e fios de cabelo acaba provocando o entupimento dos canos e contribuindo para o entupimento de esgotos. Hoje em dia, já existem dispositivos que podem ser utilizados para prender pelos e fios e evitar que eles fiquem acumulados.

Utilizar produtos químicos de forma errada

Na hora de fazer a limpeza e o desentupimento dos canos, muitas pessoas optam por resolver o problema por conta própria. Em muitos casos, a solução utilizada é fazer a aplicação de produtos químicos que prometem remover os resíduos acumulados.

No entanto, a maioria desses produtos, principalmente quando são utilizados de forma errada, acabam apenas danificando as tubulações. E canos e tubos danificados também prejudicando todo o sistema de escoamento de água e esgoto.

Interligação irregular à rede de esgoto

A interligação irregular do imóvel à rede de esgoto também pode provocar entupimentos. Dessa forma, é necessário tomar alguns cuidados, como verificar com a concessionária se a rede de esgoto já está liberada antes de fazer a ligação.

Caso a ligação seja feita antes, sem as obras estarem concluídas, o esgoto acaba entupindo justamente porque a rede de coleta ainda não funciona. Além disso, caso não haja separação entre a água da chuva na rede de esgoto, também pode acontecer rompimento das redes e problemas de entupimento.

Falta de manutenção preventiva

Fazer a manutenção preventiva dos canos, tubulações e redes de esgoto é imprescindível para evitar entupimentos e rompimentos. O objetivo é fazer uma inspeção visando trocar peças que estejam velhas e desgastadas.

Da mesma forma, a manutenção preventiva também promove a limpeza dos canos, tubulações e redes para eliminar resíduos que possam comprometer o funcionamento do esgoto e evitar entupimentos.

E como o tempo interfere no entupimento de esgotos? Basicamente, ao longo do tempo os canos vão ficando congestionados pela presença de resíduos, como óleo, restos de alimentos, papel higiênico e embalagens, cabelos e pelos. Além disso, o uso inadequado de produtos químicos também acaba danificando as tubulações e prejudicando o sistema.

Desentupimento de redes de esgoto? Fale com a Kazumi

A Kazumi é uma equipe altamente qualificada e com auxílio de equipamentos de alta tecnologia faz uma vistoria minuciosa para identificar e solucionar o problema sem danificar a estrutura. Está precisando de ajuda com o esgoto entupido?

Nossa desentupidora atende o estado de São Paulo inteiro com a máxima eficiência. Entre em contato e solicite um orçamento.

Leia mais

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
11 4750-1346