Siga-nos:
               Central de atendimento 24h: 11 9586-90578 11 4750-1346
Blog » Bichinhos de luz: o que são e como exterminá-los

Bichinhos de luz: o que são e como exterminá-los

Basta aumentar a temperatura e a umidade para surgirem aqueles famosos bichinhos de luz, também conhecidos como aleluia ou siriris, atraídos pela luminosidade de lâmpadas e monitores de computador e televisão, não é mesmo? 

Mas, afinal: o que são, como evitá-los e exterminá-los de uma vez por todas? Essas são dúvidas comuns quando se fala sobre essas pragas urbanas. Pensando nisso, preparamos este conteúdo especialmente para orientá-lo sobre o assunto. 

Qual a relação entre bichinhos de luz e cupins? 

Você sabia que os bichinhos de luz, na realidade, são classificados como um tipo de cupim conhecido como cupim subterrâneo ou cupim alado? Sim, embora aparentemente sejam inofensivos, uma infestação desses bichos pode causar verdadeiros prejuízos. 

Além dos bichinhos voando em volta de pontos iluminados, outros indícios da presença dessas pragas são infiltrações, furinhos no gesso, buracos em peças e estruturas de madeira, asas espalhadas nas superfícies e poeira de madeira. 

Cupim subterrâneo: hábitos e riscos para a população

Agora que você já sabe que aquele bichinho da luz é cupim, certamente deve estar se perguntando quais são os hábitos e os riscos trazidos por essa espécie. Sendo assim, é importante entender mais sobre o cupim subterrâneo. Basicamente, os cupins alados saem dos cupinzeiros (vôo nupcial) em busca de luz e um par. Nesse processo, perdem suas asas com facilidade e criam novos ninhos. 

Em geral, começam a aparecer na primavera e continuam ativos no verão, estações com temperaturas mais elevadas. No que diz respeito aos riscos da espécie, é preciso lembrar que cupins se alimentam de madeira seca, madeira dura ou podre e madeira úmida. 

Ou seja: os cupins ou bichinhos de luz podem danificar a madeira dos móveis, telhados e outras estruturas e instalações, paredes e até o interior de eletrodomésticos abandonados. 

A colocação de telas protetoras nas janelas e de uma bacia com água próxima aos pontos iluminados são boas opções. No entanto, como os bichinhos de luz são cupins, a melhor forma de preveni-los e exterminá-los é fazer a descupinização do ambiente. 

Como funciona a descupinização contra bichinhos de luz? 

desentupidora bichinho de luz

O primeiro passo da descupinização dos bichinhos de luz consiste em investigar possíveis focos de infestação. Por esse motivo, a contratação de uma dedetizadora especializada é fundamental para garantir a eficiência desse processo. Em seguida, chega a hora da aplicação do veneno, que pode ser feita através de diferentes técnicas:

  • Injetável;
  • Polvilhamento;
  • Pulverização;
  • Barreira química.

Tudo isso é feito de maneira segura e efetiva, desde que a equipe responsável seja realmente experiente e especializada no extermínio de cupins, especialmente os da espécie chamada de cupins alados ou bichinhos da luz.

Livre-se dos bichinhos de luz com a Kazumi

Problemas com bichinhos de luz? A equipe da Kazumi tem a solução. Nossos especialistas estão prontos para garantir a sua proteção contra cupins e insetos (formigas, baratas, pernilongos, entre outros). Entre agora em contato e solicite um orçamento.

Leia mais

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
11 4750-1346