Siga-nos:
               Central de atendimento 24h: 11 9586-90578 11 4750-1346
Blog » Quem deve pagar por vazamento em apartamentos?

Quem deve pagar por vazamento em apartamentos?

A relação entre vizinhos de um mesmo prédio, inquilino e proprietário, administradora e moradores, colegas de quarto etc., tende a ser delicada quando o assunto é gastos com a estrutura da moradia. Vazamentos, por exemplo, são sempre imprevistos e representam uma dor de cabeça para milhares de pessoas ao redor do mundo.

Sabendo disso, trouxemos neste artigo alguns fatores legislativos que determinam quem deve pagar por vazamento em apartamentos e como essa divisão deve ser feita. Além disso, trouxemos algumas dicas e soluções para que os tais vazamentos sejam evitados e, caso ocorram, sejam resolvidos por quem entende do assunto.

Tenho um vazamento no meu apartamento: quem deve bancar o conserto?

Em primeira instância, o ideal é chamar um profissional especializado em vazamentos e soluções hidráulicas. É importante contar com uma empresa confiável e com a experiência necessária no assunto, como a desentupidora Kazumi. A partir do diagnóstico especializado, será possível avaliar quem ou o que de fato gerou o vazamento.

Em casos como os de apartamentos e condomínios, existem as redes de encanamento verticais e horizontais. A vertical leva água e esgoto para os andares e para a rua. Por se tratar de uma rede de uso coletivo, o reparo é de responsabilidade do condomínio quando há a necessidade de executá-lo.

A manutenção da rede horizontal consiste nos canos internos de cada apartamento. São eles os que ligam chuveiros, pias, torneiras, área de lavar, ralos,etc. Esse sistema, por se tratar de um espaço individual, deve ser de responsabilidade dos moradores do local. Ou seja, em caso de vazamentos em canos horizontais, quem paga é o morador.

Quando a infiltração ocorre em apartamentos alugados, é necessário fazer uma análise diferente. Nesses casos, o inquilino (quem aluga o imóvel) deve acionar a imobiliária ou o proprietário. Se mesmo após a análise das duas partes não houver um consenso, é importante contatar a administradora do prédio para negociar o reparo.

Observe além dos encanamentos

O mais comum e corriqueiro é que a origem das infiltrações seja um vazamento – tanto da rede horizontal quanto na vertical. Ainda assim, pode ser que o vazamento seja uma falha na impermeabilização da laje ou da cobertura do condomínio. Outra possibilidade é que haja um empoçamento de água no lençol freático, localizado na laje do bloco.

Quem deve pagar por vazamento em apartamentos

Em todos os casos, é importante analisar se o local de vazamento se trata de uma área comum ou individual. Saber diferenciar a área é crucial antes de acionar o síndico, assim você acelera o processo e entende melhor os direitos e deveres de cada um.

Conte com a Kazumi para resolver vazamentos e entupimentos

Se você precisa conferir se o vazamento está na rede vertical ou horizontal ou quer fazer um orçamento para solução do problema, entre em contato com o time Kazumi. Estamos há mais de 30 anos no mercado e levamos conosco o propósito de proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos clientes, oferecendo as melhores soluções em desentupimento.

Leia mais

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
11 4750-1346